domingo, 13 de outubro de 2013

Com a palavra, a parteira (Adelise Noal)...

RELATO DE DOIS TRABALHOS DE PARTO DOMICILIARES
Com fé perfeita e inabalável
Com persistência e escrupulosidade
Trabalhe com serenidade pela felicidade dos outros”
                                                                                           Shantideva
Dois partos domiciliares em sequência: 30/09 e 01/10 2013. Um na cidade de Rio Pardo e outro em Viamão. Duas mulheres com cesarianas prévias, decididas na segunda gravidez a passarem pelo processo da forma mais natural possível, se prepararam para um trabalho de parto e parto em casa. Evoluíram juntas até completarem 41 semanas de gestação. Uma totalmente entregue a sua fé partilhada na doutrina do Santo Daime, outra com a fé projetada na força da sua natureza feminina intrínseca.
"... onde vivemos não é necessariamente onde vivemos fisicamente, mas sim, como vivemos no reino da psique. Não importa onde eu vivo, minha jornada é o meu lar. Re-membrar a psique é a experiência de se estar presente à constância do mundo interno, aquele que nos move a partir de dentro e que subsequentemente faz a história pessoal e cultural no mundo externo. Isso é voltar para casa, estar em casa na jornada, onde a psique é nossa companhia constante por entre paisagens sempre diferentes...." ( Jamis Hollis em Nesta Jornada que chamamos Vida)
30/09, na onda encantada 18 do enlaçador de mundos branco. Kin 230: cachorro Solar Branco
” Pulso com o fim de amar, realizando a lealdade, selo o processo do coração, com o tom solar da intenção. Sou guiado pelo poder da transformação.”
Nasce Soloína, filha do sol, às 7hs e 32 min, em Rio Pardo.
Peso – 3070 gramas / Comprimento – 47,5 cm. Apgar 9 no primeiro minuto e 10 no quinto minuto.
Vem trazendo as águas profundas das entranhas materna na qual estava envolvida permitindo sua mais suave expulsão. Logo nos braços maternos, logo mamando, logo completando o ritmo fisiológico da liberação de ocitocina.
Cânticos de louvor e orações saudaram a chegada da vida nova!

01/10, na onda encantada 18, do enlaçador de mundos branco Kin 231 – Macaco Planetário Azul
Aperfeiçoo com o fim de brincar, produzindo a ilusão, selo o processo da magia, com o tom planetário da manifestação. Eu sou guiado pelo poder da autogeração.”
Nasce Raul às 4hs e 29 min da madrugada. Apgar 9 no primeiro minuto e 10 no quinto minuto.
Peso - 3170 gramas / Comprimento – 48,5cm
Piscina, bola, cadeirinha, objetos usados neste parto que trouxeram algum tipo de conforto, todos escolhidos pela gestante. Sua família, bem como sua doula, estiveram presentes durante o trabalho de parto, seu filho de 3 anos participou também, pois acordou no início do período expulsivo e pode ver seu irmãozinho nascer.
Neste parto pude sentir o chamado círculo de fogo que acompanha a descida do bebê na sua passagem final em direção ao meio externo. Minhas mãos que davam apoio ao períneo, sentiram e “ouviram”a explosão radiada de fogo no momento em que a cabeça se despreendeu...
Mesmo sem nenhuma crença, o trabalho de parto nos remete a uma instância muito acima da condição humana comum. O homem arquetípico mostra sua face! Como um montanhista ao escalar uma alta montanha, entramos na via. Cada passo, mais alto nos leva na direção da experiência do êstase. As referências concretas e cotidianas nas quais estamos contidos tornam-se evanescentes. Na montanha, o ar rarefeito, obriga o corpo a soltar suas amarras intelectuais, emocionais. No parto um influxo do chamado hormônio do amor: a ocitocina dá um tom semelhante. No cume chegamos juntos, todos os participantes do trabalho de parto. Levados pelas mãos da natureza, como alpinistas envoltos um a um numa extensa corda, ligados... A corrente que faz do trabalho de parto um trabalho de equipe. Atuação material e espiritual integradas numa totalidade.
Perfeitos como uma obra de arte, nascem... menina e menino, Soloína e Raul!
A arte da vida que agora aqui está!

Descrito por Adelise Noal

2 comentários:

  1. Kika, me chamo cristina, tenho 35 anos e estou na 2a. gestação e buscando um PD.
    Gostaria de entrar em contato contigo e saber mais do teu trabalho com a adelise. Podes me mandar um email?

    Abraço
    Cris
    cristina.bertoni@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, desculpa pela demora. Te enviei um email agorinha mesmo.
      bjao

      Excluir

Obrigado.