segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A chegada de Yan, por Adelise Noal

NASCIMENTO De YAN, Parto na Água
...Gira, gira criancinha, gira, na ciranda do amor...
                                                                 Padrinho Alfredo
Nasce Yan... kin 250 do cachorro elétrico branco, onda encantada 20 da estrela amarela, último giro dentro do tzolkin, no castelo verde do encantar:
Ativo com o fim de amar, vinculando a lealdade, selo o processo do coração. Com o tom elétrico do serviço, sou guiado pelo poder da intemporalidade. Sou um kin polar. Estabeleço o espectro galáctico branco.
Na manhã do dia 20/10/2013 acordo com um sonho onde uma voz dizia: nasceu! Logo a tarde, em torno das 17hs, Letícia entra em trabalho de parto e se prepara junto com seu marido e sua filha para vir até minha casa, onde já estava combinado, seria o parto. Quando chegaram, por volta das 21hs, fizemos nossas orações,  Santo Daime, abrindo o trabalho espiritual. Embaixo da pitangueira, rodeada de flores, um recanto encantado do jardim, onde letícia escolheu ficar apoiada por Deividson, até o rompimento da bolsa e assim derramou sobre a terra as águas que banharam e nutriram seu bebê durante a gestação. Por ser bailarina, Letícia percebia que a dor era mais suportável com o movimento do quadril, ia embalada e embalando a descida de Yan.
Na sequência, fomos até o banheiro para relaxar e aliviar um pouco a dor do final da dilatação com água morna na região lombar. Ali no chuveiro, como quem se entrega a força das águas de uma cachoeira, vai percebendo a descida  a partir das entranhas profundas, lentamente a cada contração.  Letícia preenchia o espaço inteiro, o lugar pequeno e reservado do box do banheiro.  De cócoras apoiada na parede com água escorrendo em sua barriga e períneo se dá conta de que não consegue mais se mover dali. Toca a cabecinha de seu filho coroando!!!  Entramos no período expulsivo.  E eu, na abertura do box também agachada recebia os respingos de água e sentia como quando chegamos bem próximo de uma queda dágua.  Mais uma contração... vejo que é preciso desfazer duas circulares de cordão para que livre, Yan possa completar o último movimento do despreendimento... Peguei-o... e logo devolvi-o aos braços de sua mãe. Nasceu com pouco tonus muscular, a cor da pele revelava o pequeno sofrimento que tivera no trajeto do nascimento gerado pelas duas circulares de cordão. Porém rapidamente recuperou-se com manobras simples de reanimação. Apgar no primeiro minuto 7 e 10 no quinto minuto. Durante todo período expulsivo e nos minutos que se seguiram ao nascimento, ficamos Letícia, Yan e eu na "água corrente". Assim nos primeiros minutos de vida, nos braços de sua mãe, Yan recebe seu primeiro banho!!! Momentos de puro êstase!!!
... é um segredo, é um tesouro que agora recebes, desta chave de ouro... ( P. Alfredo)
No meu imaginário tudo estava se passando em um clarão da mata sob a luz da lua cheia, nas águas limpas e sagradas da natureza intocada. Quando tomei consciência do meu corpo sentia tremores que se irradiavam por todas as partes como se estivesse saindo de um estado de transe.
 Uma luz branca preenchia o ambiente. Um parto com a presença constante do elemento água!
Letícia e Yan saem do box, aquele espaço transformado em local sagrado e natural e se acomodam no sofá para e realização do terceiro período do parto, que demorou 1h e 20 min. Massagens, compressas, orações. Deividson aplicou Okiyome (técnica da Mahikari, que é um movimento religioso japonês, trasmitido pela imposição das mãos com o objetivo de levar luz, harmonia, saúde para a pessoa que recebe). Não houve necessidade de sutura no períneo.
Terminado o trabalho de parto , hora de examinar o recem-nascido. Peso - 3670  gramas, comprimento - 52 cm, PC - 36cm, Pt - 34 cm. Saudável ao exame.   Roupinhas escolhidas pela maninha InaÊ que esteve presente e acompanhou todo processo. Durante  a espera da saída da placenta pode fazer várias perguntas conforme sua curiosidade de menina de 5 anos. Observou a placenta, o cordão umbilical, suas funções na gestação, mostrou seu espanto em ver que a barriga ainda persistia depois do nascimento!
Uma frase profética que só a pureza de uma criança tem, ela disse:
-"o Beijamim é uma estrelinha e o Yan vai ficar..." A lembrança do outro  irmão no giro da roda da vida que trouxe um novo irmão!!!
Neste parto pude observar como a função percepção bem desenvolvida é de valioso auxílio para interpretar os movimentos internos da descida da apresentação até o meio externo e os passos que se deve dar conforme esta leitura sutil da natureza.
"...São infinitos os campos da percepção. A percepção, aqui, não é apenas o que percebemos, mas o ato de perceber como um todo - a interação entre a consciência, os orgãos sensoriais e o campo sensorial ou os objetos da percepção... Na tradição de Shambala, uma tradição secular, e não- religiosa, as percepções sensoriais são vistas como sagradas, boas por natureza, um dom natural dos seres humanos, são fonte de sabedoria. Graças a extraordinária amplitude da percepção, temos possibilidade de nos comunicar com a profundidade do mundo - o mundo da visão, o mundo dos sons - o vasto mundo.
... Ir além da interpretação pessoal, deixar que a grandeza entre em nossos corações por meio da percepção. Quando captamos numa única percepção o poder e a profundidade da grandeza, descobrimos que estamos invocando a magia. Para nós, a magia não é um poder não-natural sobre o mundo dos fenômenos; trata-se antes da sabedoria primordial, da sabedoria inata, no mundo tal qual ele é. A sabedoria do espelho cósmico." ( Shamballa, A trilha Sagrada do Guerreiro - Trungpa rinpoche)
Por um dia minha casa foi impregnada pelo clima de uma casa de parto, com grande alegria um parto natural, simples e sagrado como é nossa vida em essência aqui na terra.
"A vida humana natural valiosa torna-se preciosa quando aproveitamos as condições favoráveis de nosso renascimento com a motivação de atingirmos a liberação e beneficiarmos todos os seres."            (A Roda da Vida, Lama Padma Samtem)
Parto assistido por Adelise Noal - médica e parteira e Kika - doula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.