segunda-feira, 17 de junho de 2013

As "desnecesáreas"...

Vamos falar sobre cesarianas?
Antes de tudo quero corrigir um erro comum.
"Meu filho nasceu de parto cesáreo".
Não, darling...cesariana não é parto. Cesariana é cirurgia.
Como todas as cirurgias do universo, há de se avaliar o risco-benefício, coisa que não tem sido feita pela maioria  dos obstetras, que vem indicando cesarianas o tempo todo, como se não houvesse amanhã.
Se você, por exemplo, gostaria de perder alguns centímetros de cintura, você tem duas alternativas:
Ou você malha e regula a alimentação, ou faz uma lipo, certo?
Se você resolve pela lipo, vai até o cirurgião plástico e espera que NO MÍNIMO ele seja honesto contigo, expondo os RISCOS da cirurgia...
Digamos que ele te diga que malhação já era, que é coisa do século passado, que lipo é bem melhor, que não tem risco nenhum, que você não vai sentir nada e que ele aconselharia essa lipo para a filha dele, de tão pouco arriscada e bem indicada...que malhar é coisa pra gente que quer passar trabalho, ninguém mais faz isso hoje em dia.
Você sai de lá com a data da operação marcada na agenda do celular, feliz da vida, pensando nas coitadas que optaram por malhar e não conheceram o médico MARAVILHOSO que você teve acesso(sortuda você,hein?).
Chega o dia marcado, você tranquiliza sua família, vai para o hospital e...bem, é uma cirurgia...tudo pode acontecer...e acontece! Você tem uma complicação absurda, um pós-operatório complicadíssimo, uma embolia pulmonar.
C...como assim, doutor?
Assim, querida...bem assim. É  uma cirurgia, não tem como não haver riscos.
 Isso vale para as cesarianas.
Sim, vale. Não adianta fazer cara feia.
Poder fazer as unhas antes de ter seu filho, não sentir absolutamente nada e marcar a data do nascimento tem lá seus contras (muitos).
A cesariana, como sempre falo e vou continuar falando aqui, é uma dádiva. Salva mamães e bebês o tempo todo. QUANDO BEM INDICADAS!
Véspera de feriadão não é indicação para cesárea.
Numerologia não é indicação para cesárea.
Disponibilidade do médico naquela data também não...nem vida sedentária da gestante, nem modernidade dos tempos, nem bebê grande demais, nem pequeno demais, nem circular de cordão(gente, essa é a mais sem noção de todas!), nem o risco de rasgar tudo "lá", nem mais um milhão de indicações rasas e insanas usadas covardemente por  ALGUNS médicos, cheios de termos técnicos, que assustam e convencem a gestante a perder a autonomia no momento mais importante de suas vidas: a chegada de um filho.
Embasando o que eu digo, cito aqui uma lista bem bacana (não minha, mas da obstetriz Ana Cristina Duarte) de reais motivos pelos quais devemos aceitar uma indicação de cesariana.
Essa é uma lista séria, e espero que vocês possam sanar suas dúvidas e entender que o parto é um evento fisiológico, e que nós, mulheres, fomos feitas e temos corpos preparados para parir por vias vaginais.
Sim, TODAS NÓS.
  
Como você gostaria de receber seu filho...assim?




Ou assim...?


Empodere-se, o parto é seu!

Abração, Kikadoula

Um comentário:

  1. kika tenho acompanhado seu blog com a maior alegria pois estou investindo em mim para garantir o sucesso do meu parto normal... mas esta não é minha primeira gravidez. Minha primeira gestação foi tranquila até a hora do parto, pois a bolsa estourou com 32, meu bebe estava sentado, mesmo depois de 5/6 horas so sentia uma colicazinha de 10 em 10 min... e o líquido vazou todo... minha barriga estava seca e o coraçãozinho do meu nenem começou a falhar... fui p mesa de cirurgia com tranquilidade e sem culpa pq o mais importante era salvar a vida do meu filho. Ele nasce pequenininho, magrelinho (46cm e 2,100kg) mas saudável. Minha recuperação foi fácil e tranquila... amamentei normalmente e hoje ele tem 11 anos é forte e grandão... agradeço todos os dias o avanço da medicina ter ajudado na vinda do meu filho...
    Mas o motivo de eu escrever... são os comentários e referências que fazem em relação as mães que passam por esse procedimento (mesmo quando eles são necessários como foi meu caso). Considero sim que tive meu parto.. não como o sonhado... não foi possivel p mim nem para meu bebe, mas cheguei perto.. esses comentários, mesmo não sendo direcionados a mim, doem e ferem.
    Como eu disse no início, estou grávida novamente de 15 semanas, e quero mais uma vez tentar o parto natural... ao procurar um grupo que faz o parto em casa a primeira pegunta q me fizeram foi: pq vc quer um parto humanizado agora se o seu primeiro foi tão maravilhoso qto vc diz? Foi um balde de água fria bem na minha cara... murchei e chorei uma tarde inteira.... talvez essa pergunta seja praxe, seja feita para todas as mães... mas como eu ja tinha ouvido N críticas, p mim foi mais um golpe...e voltei a buscar e pesquisar sozinha...
    O que estou tentando dizer é que seu texto esclarece e muito as mamães que procuram um parto humanizado e nãos podem se deixar levar pelas desculpas dos médicos cesaristas e que admiro cada dia mais teu trabalhado, fico cada vez mais encantado com as lindas histórias relatadas aqui, mas o tom irônico que tratou as mães que passaram pela cirurgia (darlin) ofende, dói, machuca, nos faz sentir culpada, mesmo quando não temos culpa, nos faz sentir menos mãe, menos mulher, menos guerreira, menos...
    Só peço que seja mais carinhosa no trato com as mães que passaram pela cesárea...
    Por favor, nao leve a mal minhas palavras.. beijos

    ResponderExcluir

Obrigado.